sexta-feira, outubro 15, 2010

A História Sem Fim (NeverEnding Story) e a magia da Leitura


Acho que essa postagem de hj pode parecer um tanto quanto velha demais, mas não podia deixar de comentar sobre esse filme, muito antigo do ano de 1984, adaptação para o cinema do livro homônimo de Michael Ende, mas que por muito tempo fez parte de minha infância e me levou ao interesse e gosto por livros e leitura.
"Bastian (Barret Oliver) é um garoto sonhador, que usa a imaginação como refúgio para os fatos que o entristecem, como as provas de Matemática, brigas na escola e, especialmente, a recente perda de sua mãe. Um dia, o garoto briga na escola, foge, e acaba parando numa livraria, onde toma conhecimento de um livro chamado "A História Sem Fim". A leitura do livro o transporta ao fantástico mundo de "Fantasia", habitado por um caracol de corrida, um morcego planador, um dragão da sorte, elfos, uma Imperatriz Menina, o valente guerreiro Atreyu e uma pedra ambulante chamada Come-Pedra. O jovem começa a visualizar o que lê. A imperatriz que governa "Fantasia" está morrendo e, junto com ela, todo aquele mundo habitado por criaturas maravilhosas. Um jovem guerreiro é a única esperança para encontrar a cura para a doença da imperatriz e impedir que aquele mundo fosse engolido pelo "Nada".
O jovem guerreiro aceita a missão e parte, passando por várias aventuras em que é ajudado por um dragão ditoso e perseguido por um lobo gigante.
Atreyu não consegue cumprir a sua missão e o "Nada" destrói tudo, mas o jovem consegue regressar e a Imperatriz diz-lhe que não falhou.
Atreyu tinha feito com que o rapaz que estava lendo o livro quisesse participar na ação da história, dando um novo nome à Imperatriz. Bastian grita o nome da sua mãe, o reino de Fantasia renasce e os dois mundos misturam-se.
Apesar de ser uma fantasia destinada especialmente às crianças, os temas abordados passam longe de ser infantis."(texto removido do Wickipédia)
Pois é, essa história toda me fez por muitos anos a acreditar que os livros podem nos levar a mundos distantes, nos carregas em suas asas até momentos que seria impossível de viver de verdade e a magia da leitura é um hábito pouco praticado, mas que jamais deve ser deixado de lado.
Espero que as gerações futuras possam ter o mesmo interesse que eu sempre tive pelos livros e o gosto em aprender e viajar atravéz das palavras. Assim espero...

Nenhum comentário:

Postar um comentário