quarta-feira, agosto 08, 2012

A Vida e seus Sentimentos - Trabalho pro Bettinho...



A vida e seus sentimentos

Falar de sentimentos é abrir o coração, se despir de vergonhas, de expor ao ridículo para alguns, se mostrar corajoso a outros, mas para mim é analisar com muita reflexão se tudo o que já fiz e vivi valeu a pena de verdade ou ainda tenho muito o que aprender. Eu aprendi a lidar com meus sentimentos e lidar com a vida, me adaptar, me calar, e muitas vezes a esquecer de algumas coisas para não mais sofrer.
Se houvesse fórmula para ensinar as pessoas a controlar emoções, a  saber a hora certa de amar ou deixar de querer, a fórmula da felicidade talvez fosse encontrada juntamente. Mas eu me pergunto, ‘que graça teria a vida se não fosse para sentirmos todas as emoções, frustrações, decepções e que bom, também as paixões’.
Falar da minha vida, de meus sentimentos é mais fácil hoje com meus mais de trinta anos de idade, do que quando eu ainda era um menino, mas não menos difícil relembrar cada etapa, cada fase e a nostalgia daquelas etapas que não vão voltar mais. Ainda lembro-me do sentimento amoroso que a gente sempre diz que foi o amor mais marcante. A frustração de não conseguir viver, de não poder chegar perto e dizer, de não conseguir declarar por saber que não seria entendido, compreendido ou ao menos respeitado. É uma mescla de sensações, de depressão, de paixão, uma ebulição que se mistura e não nos faz entender. São as palavras guardadas, trancadas na garganta que mais nos maltratam e nos fazem sofrer.
Se você realmente tem alguma coisa pra dizer a alguém, fale hoje, não deixe pra declarar amanhã. O seu amanhã pode não ser tão bom como está sendo a chance que você está tendo no dia de hoje.
Mas o que mais senti e ainda acho que vai ficar marcado por muito tempo foi realmente a traição. Não aquela amorosa, não aquela aonde um vai pra cama com outro, mas a traição de uma amizade. Recentemente a novela Avenida Brasil mostrou Olenka traindo a amizade de Monalisa. Quantos de nós identificamos certas circunstâncias semelhantes em nossas vidas no cotidiano de uma telenovela, não é mesmo?  Pois eu vivi isso!
Você não sabe distinguir se o que te dói mais é saber que a pessoa que você amou está amando seu amigo, ou saber que o seu amigo pouco se importa com o que você pensa. Quantos de vocês já sofreram por amores não correspondidos? Eu digo que o amor só vale a pena quando ele foi puro e sincero, ainda que somente uma das partes resolvesse assumir ele. Quando você tem sentimentos mesclados de raiva, revolta, indignação por que as pessoas que você confiava, confidenciava seus sentimentos, te traiu... Você perde o rumo, desconhece suas alucinações de vingança.
Mas o tempo passa e cada dia mais você percebe que nenhuma das duas partes, o amor que nunca te amou de verdade e muito menos a amizade falsa merecem sua presença, suas lembranças, sua importância. É difícil lidar com esses sentimentos de perda, de dor, de saudade, de raiva por amar. É difícil admitir pra nós mesmos que isso um dia chegou ao fim. Eu prefiro ter várias histórias de ex-amores para contar do que dizer de ex-amigos pra lamentar.
Aquele que um dia se fez presente na minha casa, na minha vida, dentro do meu dia a dia, me traiu, me feriu de morte e não foi o amor quem mais me causou perdas...mas a simples certeza de que minha amizade nunca valeu nada para essa pessoa e que ela não está levando nada em consideração, senão a sua mais plena felicidade. Se os valores se inverteram realmente, me ensinem de volta o que é respeito, e o sentido de uma verdadeira amizade.
Na vida tudo se aprende e essa é a lição que eu aprendi. Não se jogue de corpo e alma quando você não conhece as pessoas. Valorize sim quem está perto, quem já te deu provas de consideração, de amor sincero. Por que eu aprendi que amores adolescentes estão nos olhos, não no coração. Basta conhecer alguém melhor, mais bonito e todas as suas qualidades se perdem diante da beleza passageira. Mas as suas qualidades permanentes ficarão para quem melhor merecer e tiver razão, e não apenas emoção.

Valdoir Canto

Nenhum comentário:

Postar um comentário